Não são raras as divergências existentes entre o setor de Manutenção e o de Compras, em função dos processos existentes na aquisição de peças.
Enquanto a área de Manutenção deseja resolver definitivamente os problemas existentes nos diversos setores da empresa, a de Compras trabalha para atender a demanda e diminuir custos, um fator decisivo no resultado de qualquer operação fabril.
Dentro do contexto de cada um, os dois setores procuram cumprir da melhor maneira possível as suas obrigações.
Um dos problemas mais comuns entre as duas áreas diz respeito às falhas de comunicação, onde é imprescindível que exista uma aproximação e integração que possibilite ações assertivas, especialmente quando existem particularidades e detalhes importantes.
Neste post, apresentamos a importância da comunicação entre o setor de Manutenção e o de Compras para a aquisição de peças. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!
Qual a importância da comunicação entre o setor de manutenção e de compra?
De acordo com o Project Management Institute (PMI), as falhas de comunicação estão presentes em 64% das empresas brasileiras, causando:
- desgastes,
- erros,
- prejuízos.
A área de Manutenção é a responsável em deixar máquinas, equipamentos e redes de tubulações em condições adequadas para que a produção possa acontecer sem interrupções.
No entanto, é inevitável que alguma vá apresentar determinado defeito eventualmente, quando é necessário o reparo imediato e urgente. Para isso, em regra geral, é preciso fazer a aquisição de peças e componentes de forma rápida e assertiva.
Nesse momento, podem acontecer os maiores problemas, pois, seguindo o fluxo comum da indústria, é preciso que uma Ordem de Compra seja aberta e o processo transcorra de acordo com a metodologia adotada pela empresa.
Porém, erros no processo de compras podem comprometer os resultados, em função de peças que não atendem as especificações ou o nível de qualidade solicitado.
Como resultado, mais problemas, pois o equipamento não pode ser reparado da maneira ideal e as chances de paradas não programadas passam a ser grandes.
Quais problemas podem ocorrer por falhas na comunicação?
Diante de situações como essa, ocorridas em função de falhas na comunicação entre o setor de Manutenção e de Compras, diversos problemas acabam acontecendo, como:
- conflitos entre os dois setores,
- queda na qualidade dos processos,
- riscos de acidentes com os colaboradores que atuam na máquina que apresenta falha,
- possibilidade de paradas não programadas na área de produção,
- prejuízos,
- “comprar Gato por Lebre”.
Para evitar episódios como esse, é fundamental que exista diálogo e que essas situações recebam uma atenção diferenciada, pois, é preciso que a qualidade do produto a ser adquirido esteja de acordo com as necessidades e solicitação do setor de Manutenção. Uma dica é sempre pedir ao fornecedor vencedor da cotação para confirmar se realmente está cotando o que foi solicitado e pedir que seja enviado um catálogo técnico para o setor de manutenção aprovar.
Conheça o caso da um de nossos clientes
Um dos casos que vale a pena conhecer é o de uma grande indústria aqui em Minas Gerais, onde as abraçadeiras adquiridas pela área de Compras anteriormente eram de uma qualidade inferior e precisavam ser trocadas a cada 45 dias, causando transtornos à operação.
De acordo com os compradores, a opção por aquele produto se dava em função dos valores que eram menores do que a da concorrência, no entanto, os resultados ficaram aquém do desejado, pois, a economia gerada no processo de compra era significativamente inferior aos custos de parada e manutenção necessárias para as substituições das referidas abraçadeiras.
A partir de uma consulta à Masterfer Hidráulicos, a situação foi resolvida, após o teste do produto fizeram o alinhamento entre os dois setores e as peças foram substituídas por abraçadeiras HERMETICA, um produto de qualidade muito superior à utilizada anteriormente e que possui uma vida útil que ultrapassa 90 dias em uso. Esse é apenas um dos diversos casos onde a falta de comunicação entre o setor de Manutenção e o de Compras pode comprometer toda uma linha de produção.
Contar com produtos de qualidade faz toda a diferença, pois, por trás do valor de aquisição, existem outras variáveis que precisam ser avaliadas.
Nesse caso, vale a pena sempre consultar a Masterfer Hidráulicos, uma empresa que trabalha apenas com as melhores peças do mercado, garantindo um excelente custo-benefício para os seus clientes.
Para saber mais a respeito, acesse nosso site e conheça a estrutura, produtos e forma de trabalho que oferecemos a nossos clientes distribuídos por todo o Brasil!