Apesar de todas terem por objetivo controlar o fluxo dos fluidos em tubulações, existem significativas diferenças entre a válvula esfera, de retenção e de gaveta.
A válvula, também conhecida como registro, é um dispositivo que controla, direciona ou regula um fluxo de um fluido a partir das seguintes ações:
- abertura,
- fechamento,
- obstrução.
Esses dispositivos são utilizados nas mais diversas atividades humanas, direcionando os fluidos para locais apropriados, interrompendo ou liberando abastecimentos.
Elas são encontradas nas instalações voltadas ao saneamento básico, motores, indústrias petroquímicas e na sua residência.
Neste post, apresentaremos as diferenças existentes entre a válvula esfera, de retenção e de gaveta. Continue lendo e saiba mais sobre esse interessante e curioso assunto!
Qual a diferença entre válvula esfera, de gaveta e de retenção?
As válvulas fazem parte do dia a dia da sociedade e são essenciais para o conforto e sobrevivência dos seres.
Mencionamos sobrevivência, pois o coração possui nada menos do que quatro válvulas, responsáveis pela regulagem do fluxo sanguíneo.
A natureza ou o coração, possivelmente inspiraram o homem a achar alternativas para controlar o fluxo de líquidos e gases necessários nos mais diversos segmentos das atividades humanas.
Para cada situação e objetivo, desenvolveu-se um tipo de válvula que corresponde aquilo que se pretende fazer com os fluidos que circulam pelas tubulações. Vamos conhecê-las:
Válvula esfera
A válvula esfera é bastante utilizada nas residências, especialmente no controle do fluxo de gás das cozinhas.
Além disso, é uma solução resistente, segura e durável para as aplicações industriais, especialmente as voltadas ao transporte de produtos químicos ou gases potentes, além de perfeitas para o uso nas indústrias de óleo.
Esses dispositivos são resistentes às diversas temperaturas e suportam situações de alta pressão, podendo ser abertas e fechadas com rapidez, estancando o fluxo dos fluidos sem perda de carga.
Outra característica da válvula esfera é a facilidade que oferecem para a realização de sua manutenção e limpeza, quando não precisam ser removidas para receber os devidos cuidados.
O registro de Esfera é sinônimo de praticidade e segurança se você precisa realizar uma manutenção, com apenas ¼ de volta interrompe a entrada da água.⠀
Apesar de tantas vantagens, não são recomendadas para o controle de vazão parcial ou para fluidos que possuam camadas sólidas.
Válvula de retenção
A válvula de retenção possui uma característica diferenciada, pois é a única que continua funcionando mesmo em locais onde não exista:
- eletricidade,
- ar,
- interferência humana.
Conhecida também como unidirecional, ela é bastante utilizada nas bombas, para evitar o retorno dos fluidos, nos sistemas de transporte de combustíveis, linhas de esgoto e sistemas de irrigação.
Nos ambientes domésticos, é encontrada nos sistemas de aquecimento e nos colchões infláveis.
Válvula de gaveta
Depois de conhecermos a válvula esfera e de retenção, chegamos a de gaveta, ou seja, um dispositivo utilizado para iniciar ou interromper um fluxo dentro de uma tubulação.
É também conhecida como válvula de bloqueio e são utilizadas nas torneiras da sua casa, ou seja, oferecem apenas duas situações: aberta ou fechada.
Além dos ambientes residenciais, elas são bastantes utilizadas nos setores:
- químicos,
- engenharia hidráulica,
- indústria alimentícia,
- mineração,
- usinas, etc.
Como se observa, as aplicações são diferenciadas, possuindo características próprias para atender as mais diversas necessidades.
No entanto, é necessário a escolha por produtos que ofereçam qualidade e segurança, pois erros na instalação ou peças que apresentem defeitos podem comprometer as operações e causar sérios prejuízos operacionais e financeiros.
Para isso, conte com a Masterfer, uma empresa especializada no fornecimento de válvula esfera, de retenção e de gaveta, garantindo qualidade e confiabilidade para suas instalações e projetos.
Agora que você conhece mais sobre as válvulas, saiba como usar e para que servem as abraçadeiras herméticas!