O agronegócio é um dos setores da economia que mais utiliza água. No Brasil, pode chegar a 72% de todo o consumo nacional, o que gera um impacto enorme ao meio ambiente. E, em tempos de preservação, no qual o planeta clama por cuidados, preservar esse bem é vital para garantir a produção e a qualidade de vida de todos.
As baixas em reservatórios, baixos índices de chuvas por conta das mudanças climáticas são sinais da urgência nos cuidados que precisamos ter para que não falte água nas nossas torneiras. Mas claro, isso vai além do consumo no agronegócio, a consciência evitar o desperdício precisa partir de todos.
A Masterfer trabalha na performance e otimização de projetos em diversos segmentos e, no agronegócio, comercializamos uma linha de materiais para irrigação que visam o melhor aproveitamento da água para a produção. Assim como também temos os materiais para evitar os desperdícios de água em projetos da construção civil, saneamento e sistemas de combate à incêndios.
IRRIGAÇÃO NO AGRONEGÓCIO: PRINCIPAIS TÉCNICAS
Para contextualizar como funciona a irrigação na agricultura, precisamos identificar que a água não é apenas jogada sobre as plantas como se fosse um jardim. Há muitas técnicas necessárias para que o plantio ocorra da melhor maneira.
O objetivo da irrigação é garantir uma boa nutrição às plantas para que cresçam e produzam frutos, grãos ou folhagens da melhor qualidade, para que não haja desperdícios na colheita.
Tendo esse objetivo em mente, precisamos levar em consideração outros fatores que são fundamentais para a garantia de boas safras e que fazem o uso de recursos hídricos para sua execução, como a fertilização do solo e o combate às pragas.
FERTIRRIGAÇÃO: O QUE É E COMO FUNCIONA
Para otimizar a distribuição de nutrientes e garantir um solo fértil com rápida recuperação e ciclos curtos de nutrição, utiliza-se a fertirrigação. O que nada mais é do que uma técnica de diluir fertilizantes na água e aplicá-los ao solo através da irrigação.
Isso difere, e muito, da aplicação direta de fertilizantes ao solo. Para começar, reduz os custos de produção em grandes índices com a fácil aplicação e menos necessidade de mão de obra na produção.
É uma técnica profissional e requer acompanhamento contínuo, caso mal aplicada, seja com a quantidade de agentes fertilizantes, da frequência de irrigação e, principalmente do uso da água, pode gerar desperdícios, atraso nos ciclos ou perda de safras.
Por isso, garantir um sistema de irrigação de alta performance e com qualidade é fundamental para que a técnica seja executada de maneira segura e produtiva.
A BIOIRRIGAÇÃO NO AGRONEGÓCIO
Bom, como é possível identificar no próprio nome, Bioirrigação é feita com a utilização de Biofertilizantes, que são adubos orgânicos em estado líquido utilizados como um complemento para a adubação sólida.
E o melhor, pode ser produzido com insumos de dentro propriedade ou de fácil comercialização no mercado. Sua produção pode ser manual e exige um tempo relativamente baixo de preparo.
Após pronto, sua aplicação pode ser feita através de pulverização ou via irrigação. Sua resposta é rápida e auxilia no controle de pragas afastando alguns insetos, além de cuidar das plantas fornecendo nutrientes essenciais para sua saúde.
Sustentável é eficiente para a lavoura, a produção de biofertilizantes deixam alguns resíduos sólidos que também podem ser utilizados na adubação de covas ou até utilizado como inóculo para uma nova compostagem.
E fica a dica, se vai utilizar essa técnica com a irrigação, busque um sistema de qualidade para que não haja desperdícios principalmente com a água no processo. E isso você pode garantir com a linha de irrigação Masterfer.
CONTROLE DE PRAGAS. A QUIMIGAÇÃO NA AGRICULTURA
Para combater pragas, fungos e outros agentes prejudiciais às safras, é feito o uso de inseticidas, fungicidas e herbicidas. Aplicar esses cuidados é necessário para evitar perdas de produção.
A quimigação é realizar a aplicação desses agentes através do sistema de irrigação. Esse processo traz diversas vantagens como a proteção dos operadores que reduzem significativamente o contato com os agentes químicos, evitando intoxicações por esses produtos.
Além disso, dispensa o uso de máquinas e também exerce a função de distribuir uniformemente os agentes por toda plantação. Evitando desperdícios com a irregularidade na aplicação.
O que nos leva novamente para a necessidade de possuir um sistema de irrigação eficaz e seguro, com materiais que garantam toda a segurança e distribuição dos produtos juntamente com a água. Sem causar perdas ou desperdícios à safra.
IRRIGAÇÃO EFICIENTE
A garantia de eficiência em todas as técnicas de irrigação são alcançadas quando se opta pela qualidade nos materiais que farão parte de todo o sistema de irrigação. Isso inclui:
- Abraçadeira para Irrigação
- Adaptador Irriga PP
- Adaptador Ranhura Dupla Redução
- Conexões para irrigação
- Curva Composta Mangote Redução
- Válvula Cebola
- Válvula com Adaptador
Além de uma tubulação forte e eficaz na condução de todos os materiais necessários. Como a utilização de tubos PEAD, por exemplo, pois possuem um vida útil excelente, são resistentes à abrasão e agentes químicos, além de serem atóxicos e com manutenção fácil e descomplicada.
IRRIGAÇÃO MASTERFER
Sim, a Masterfer trabalha com os produtos próprios para seu agronegócio. Além dos tubos e conexões, das abraçadeiras Hermeticas e materiais que servem à projetos prediais, industriais e da construção civil, contamos com uma linha de produtos para irrigação de projetos agrícolas.
Oferecemos qualidade na produção e garantia do desempenho adequado para que a eficiência previna desperdícios com produtos e água, como também, responda corretamente às necessidades de plantações.