Qual a diferença e como são feitas a solda termofusão, solda eletrofusão e conexões de compressão?

Qual a diferença e como são feitas a solda termofusão, solda eletrofusão e conexões de compressão?

São comuns as dúvidas envolvendo a solda termofusão, de eletrofusão e conexões de compressão.

Os objetivos dessas técnicas são a de unir tubulações de termoplásticos com as conexões de sobreposição ou encaixe.

Como resultado dessas ações, evitam-se vazamentos e pode-se garantir serviços de qualidade, ou seja, a satisfação dos usuários que irão utilizar essas estruturas no seu dia a dia.

Os vazamentos são um problema muito sério no Brasil, onde, segundo um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, mais de 40% da água destinada ao consumo é perdida no processo de distribuição.

Neste post, apresentaremos as diferenças existentes entre a solda termofusão, de eletrofusão e as conexões de compressão. Continue lendo e saiba mais a respeito desse importante assunto!

O que é e como é feita?

As soldas são realizadas a partir de um processo onde é necessário calor para que ocorra uma fusão entre as peças.

As conexões de Compressão são construídas por bolsa, anel de vedação, uma garra e uma porca. Este tipo de conexão “morde” o tubo, sendo capaz de resistir a tração. 

Vamos aos detalhes de cada uma dessas tecnologias:

Solda termofusão

Na solda termofusão a união é feita por topo, ou seja, juntando as extremidades dos produtos a serem fundidos.

Nesse caso, é utilizado um equipamento com abraçadeiras, onde são necessárias as seguintes informações para se obter sucesso na operação:

  • diâmetro externo da tubulação,
  • SDR do tubo,
  • pressão que deve ser transferida para o equipamento.

Com a inserção de uma placa aquecida à 220º C entre as faces dos produtos, ocorre a fusão a partir da penetração e interligação molecular das duas partes.

A pressão da solda é mantida até que a temperatura fique abaixo daquela utilizada durante o processo.

Solda eletrofusão

Quando é aplicado um processo de solda eletrofusão, faz-se necessário uma conexão com resistência que receba uma corrente elétrica.

Na preparação do tubo e conexão que serão fundidos, é fundamental que seja realizada uma raspagem para a remoção da camada oxidada.

Após esse processo, limpa-se a superfície utilizando papel toalha e álcool isopropílico, quando então são realizadas as marcações que servem como referência para o encaixe da conexão com o tubo.

Com o uso de um alinhador que mantém as peças imóveis durante o processo, os cabos da máquina são plugados para que ocorra a eletrofusão e a união das conexões e tubos envolvidos nessa tarefa.

Conexão de compressão

As conexões de Compressão são construídas por bolsa, anel de vedação, uma garra e uma porca. Este tipo de conexão “morde” o tubo, sendo capaz de resistir a tração. É utilizada em Tubulações de pequenos diâmetros, geralmente de diâmetros de 20 a 125mm.

É usado principalmente para fins de irrigação, mineração e ramais prediais, mas também podem ser usadas em redes de distribuição de água até PN 16.

São peças de fácil instalação e uma excelente alternativa para reparos, em especial quando não se consegue estancar totalmente a tubulação para executar a solda.

Não exige pessoal de qualificação, nem ferramentas e equipamentos caros e elétricos. Por serem auto travados, não necessitam ancoragem, adequando-se a terrenos inconsistentes e linhas aéreas. Para melhor funcionamento e para que não tenha vazamentos é importante que a conexão esteja bem alinhada com a tubulação e que o aperto seja suave e sem o uso de chave de grifo.

Esses produtos abrangem os seguintes formatos:

  • curvas, joelhos, luvas ou união
  • T,
  • T de redução,
  • cruzeta,
  • redução concêntrica,
  • colarinho para flanges,
  • flanges de aço ou PRFV.

Como se observa, existem diferenças nos diversos processos de união de tubos e conexões, cada qual com suas características próprias e atendendo as mais diversas necessidades do mercado.

O fato é que independente da solução, seja a solda termofusão, de eletrofusão ou conexão de compressão, é preciso contar com fornecedores que ofereçam qualidade, disponibilizando produtos que atendam as normas técnicas estabelecidas e ofereçam serviços de alto padrão no atendimento às necessidades de cada projeto.

Na Masterfer Hidráulicos, sua empresa encontra uma completa linha de tubos, conexões, válvulas, materiais de prevenção e combate a incêndio, soluções para irrigação, abraçadeiras de reparos, kit cavalete e registros de metal.

Para conhecer detalhes a respeito da nossa estrutura e forma de trabalho, acesse nosso site e confira de que maneira nossa empresa pode atender com qualidade as necessidades do seu empreendimento!

Assine nossa newsletter