Equipamentos de combate a incêndio de boa qualidade são indispensáveis para o controle das chamas e prevenção de alastramento do fogo em caso de incêndio.
Especialmente nos últimos anos, os meios de comunicação têm informado ocorrências de incêndios em hospitais na cidade do Rio de Janeiro.
O mais grave certamente foi o incêndio de grandes proporções ocorrido em setembro de 2019, que atingiu o hospital Badim, na Tijuca, bairro da Zona Norte do Rio, que ocasionou a morte de 23 pessoas.
Em 2020, o Hospital Bonsucesso também foi surpreendido pelas chamas deixando 3 mortos e recentemente, em junho de 2022, pacientes e funcionários do São Lucas foram surpreendidos por um acidente de pequenas proporções.
Esses 3 exemplos reforçam a importância e a necessidade de olhar com mais atenção na hora de comprar e instalar materiais de combate a incêndio, em especial nos ambientes de maior acomodação de pessoas, uma vez que eles precisam atender à legislação e recomendação do Corpo de Bombeiros.
Quer saber como comprá-los? Continue a leitura.
O que diz a legislação sobre materiais de combate a incêndio?
Em 2013, um incêndio na boate Kiss comoveu o Brasil e preocupou a sociedade e autoridades. O incêndio provocou a morte de 242 pessoas e deixou mais 636 feridas.
A partir desse chocante acidente foi criada a lei n° 13425 de prevenção e combate a incêndio e desastre, que ficou conhecida como Lei Kiss.
A Lei Kiss é uma revisão atualizada de algumas medidas já existentes somadas a novas diretrizes que visam nortear ações de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.
Juntamente com a Norma Regulamentadora 23 (NR 23), a legislação estabelece que tanto locais públicos quanto privados devem passar por vistorias do Corpo de Bombeiros local, a oferecer estrutura que garanta segurança e possibilite a evacuação das pessoas em caso de acidente.
Obrigatoriamente estabelecimento precisa:
- possuir uma saída de emergência para casos de incêndios com sinalizações obrigatórias,
- contar com pessoas treinadas para orientar as pessoas e para usarem os materiais de combate a incêndio,
- instalar sistemas de alarmes,
- contar com todos os materiais e equipamentos de combate a incêndio que o local demande.
Quais os principais materiais de combate a incêndio?
Investir em um projeto de segurança contra incêndio é garantir maior segurança a colaboradores e usuários do estabelecimento, é cumprir com a legislação e também garantir responsabilidade social dos proprietários e administradores de imóveis de uso público.
Entre os equipamentos que envolvem um projeto de segurança contra incêndio estão:
- detector e alarme de incêndio,
- extintores,
- mangueiras de incêndio,
- hidrantes urbanos,
- porta corta-fogo,
- iluminação de emergência,
- materiais de sinalização.
Importante ressaltar que para o perfeito funcionamento de toda a instalação dos equipamentos e eficiência do projeto são necessários outros materiais como:
- tubos galvanizados,
- conexões,
- registros,
- adaptadores e conexões galvanizadas,
- tampões,
- chaves storz,
- esguichos.
Como escolher materiais de boa qualidade?
Como já dissemos, quando se trata de projetos de segurança e da instalação de equipamentos a qualidade dos materiais de combate a incêndio que serão utilizados no sistema é primordial para o perfeito funcionamento e eficiência de todo o conjunto.
A Masterfer Hidráulicos está há quase duas décadas no mercado e oferece uma linha certificada e completa de produtos voltados para a área de prevenção e combate a incêndio, fornecendo tubos, conexões, registros, adaptadores, tampões, esguichos e tudo mais que o seu projeto exigir.
Entre em contato conosco e solicite um orçamento.